sexta-feira, 8 de outubro de 2010

FÉ VERSUS DÚVIDA

Assim como tudo é possível através do exercício da fé na Palavra de Deus, também pela dúvida tudo é impossível. A vida abundante proposta pelo Senhor Jesus não é automática após a conversão, mas tem que conquistada através da fé em ação. Da mesma forma como a Terra Prometida foi disputada e conquistada pelos filhos de Israel, também as promessas bíblicas precisam ser conquistadas. Cada uma delas, seja menor ou maior, precisam da materialização da fé. Quanto maior a conquista, maior o sacrifício. Para isso, é necessário vencer as dúvidas com certeza do cumprimento da Palavra do Senhor.
As promessas divinas são espirituais assim como a fé é espiritual. Para que essas promessas sejam materializadas em nossas vidas, primeiro é preciso que a nossa fé seja materializada nelas. Se a pessoa deseja o perdão de seus pecados, tem que confessá-los ao Senhor Jesus e crer que já foram perdoados. Sua confissão é um exercício da sua fé. Como ela pode ter certeza do perdão? Acreditando na promessa:

‛Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.''
1João 1.9
E se no coração vier alguma dúvida a respeito do perdão? Então resista-a, confessando o que está prometido por Deus! Um bom exercício para se vencer as dúvidas é duvidar delas.
As promessas de Deus só são materializadas na vida daqueles que materializaram a sua crença nelas. O Senhor Jesus também precisou materializar Sua fé para vencer a tentação no deserto. Naquela oportunidade, Ele resistiu às dúvidas, confessando Sua convicção na Palavra de Deus. Assumiu Sua fé nela e não Se deixou levar pela fome, isto é, materializou Sua fé. O seu exemplo nos leva a concluir que a vida abundante prometida depende exclusivamente do exercício da fé naquilo que está escrito.
Sabendo que a dúvida é a mãe de todos os nossos problemas, como, então, evitá-la? Realmente, é ela quem gera os medos, preocupações, ansiedades, depressões, enfim, a destruição em geral. E isso acontece porque não há o exercício da fé. As religiões têm conseguido impedir o avanço da fé ativa e produtiva com imposição de doutrinas conformistas. Infelizmente, isso também tem ocorrido dentro da própria igreja evangélica que não apresenta uma fé racional e inteligente. Prova disso é que a maioria dos cristão vive nos limites de uma vida miserável, contrária à prometida por Deus.
O Senhor declara enfaticamente a justificação pela fé, ou seja, a pessoa só sai do estado pecaminoso e entra no estado do perdão e da graça de Deus mediante a sua fé. Trata-se, então, da saída do reino deste mundo para o reino de Deus. A partir daí, ela deixa de ser escrava dos vícios, da corrupção moral, da vida mesquinha e miserável para viver livremente e com qualidade. Mas o problema são as dúvidas. Assim como a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, as dúvidas vêm por não ouvi-la. Muitas pessoas ficam se enchendo da literatura desse mundo e bebendo da mídia para se livrarem da depressão e solidão. mas quando mais se bebe do espírito de escritores incrédulos, mais deprimido o leitor fica.
São os pensamentos divinos que criam na pessoa um caráter bem definido e estável, não deixando margem de dúvida no seu comportamento, nem muito menos se deixando influenciar pelas palavras ou pensamentos contrários à sua fé bíblica. A partir daí, ela tem a ferramenta ideal para tomar posse de todas as promessas de Deus. Um cristão assim entende bem o conselho:
‛Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.''
Mateus 5.37
Lamentavelmente, muitos convertidos crêem na Palavra de Deus, mas também crêem na do diabo, sem se darem conta disso. Todas as vezes em que se determina agir a fé numa promessa divina, em seguida, é abordado por outro pensamento contrário, tentando obstruir o primeiro. Isso não é de Deus, porque Ele não é de confusão! Ou é ou não é! Não podemos permitir que outros pensamentos venham causar divisão dentro de nós. Quando isso acontece é porque há uma influência maligna.
Um grande exemplo disso vemos na vida de Pedro. Ele recebeu uma revelação celestial que Jesus era o filho do Deus Altíssímo. É muito provável que tenha deixado entrar em seu coração o orgulho, pois, logo em seguida, quando o Senhor disse aos discípulos que era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas, imediatamente Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo com pensamentos contrários aos do Senhor. E isso é o que mais tem acontecido dentro das igrejas cristãs! Alguém, movido por uma certeza, decide tomar uma atitude de fé e conta isso para uma outra pessoa. Imediatamente, aquela pessoa, que não tem a mesma fé, tenta sensibilizá-lo com uma palavra de receio ou dúvida. Aquele pensamento fermentoso, se aceito, certamente vai dividir o coração do que crê. Mas o Senhor Jesus não se constrangeu e disse a Pedro:
‛‛Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus e sim das dos homens.''
É melhor ser ríspido, sincero e resistente às dúvidas do que educado, fingido e prejudicado por elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário